segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Informe sobre circular da Secretaria Municipal de Educação.

         Neste dia 23/09/13, segunda feira, reuniu-se  nas dependências da Escola Municipal "Inovação", a gestão escolar, Conselho Deliberativo, professores e demais funcionários da unidade escolar, para comunicação e discutir  o OF. Circular  010/2013 enviado pela Secretaria Municipal de Educação de Novo Mundo, neste dia.
           O oficio esta comunicando aos funcionários  sobre   o fechamento das turmas do 2 e 3 ciclos ( 4, 5 , 6, 7, 8 e 9 ) do período matutino, justificando a verificação de baixa quantidade de alunos  por turma, sendo a turma do 4ª e 5ª anos incorporadas em uma só turma no período da tarde.
            Em relação aos profissionais que ficarias remanescentes ou seja  "sem ter o que fazer", haveria um reorganização do quadro de funcionários após o inicio das aulas.

Em relação a esta decisão me forcei a levantar alguns questionamentos:

1 - Não seria dispendioso fechar turmas na cidade para manter  parte destes alunos no modulo III ?

2 - Por que esta decisão  foi tomada neste momento ?  Haveria alguma motivação de retaliação por parte da Gestão Pública por causa da GREVE dos professores?

3 - Por que a tomada desta decisão não foi discutida com os professores e os pais dos alunos?

4 - Por que juntar a turma do 4 e 5 anos e deixar professores remanescentes ?

5 - E os dias de  aulas  que estes alunos não tiverão ( 40 dias ) ?  Será que vão perder estas aulas literalmente?

         Agora  caberá ao SINTEP   intervir ou não nesta decisão  que  foge a lógica na busca pela melhoria na qualidade da educação em nosso município.

RECADO DO PROFESSOR:

     Devo confessar que esta atitude por parte da Secretaria de Educação me pegou de surpresa...

     Não concordei com o motivo da baixa quantidade de alunos , porque o 4 ano iniciou as aulas com apenas 09   alunos ( frequentando diariamente) e até  o inicio da Greve a turma fechou com 15 alunos, havendo procura por vagas, devido aos rendimentos demonstrados pela turma neste período.
    
     Não concordei em misturar as turmas do 4ª e 5 ª ano, por  dois motivos : 1ª  Não há a real necessidade de juntar turmas e 2ª  esta mistura vai prejudicar muito o rendimentos de ambas as turmas.

     Penso que a Secretaria de Educação  não deveria tomar esta decisão neste momento, acredito que se alguns pais retiraram seus filhos das turmas é porque no desespero e estando outras escolas em funcionamento estão procurando amenizar os impactos da greve sobre seus filhos. Mas acredito, que ao retornar as aulas, muitos voltariam e as atividades continuarias normalmente.


      Eu, professor Helter Alexandre, quando assumi a turma do 4 ano da manhã, elaborei um plano de trabalho com toda a qualidade educacional que um pai e mãe pode esperar da escola de seu filho sendo as atividades propostas aos alunos, possibilitando o aproveitamento, crescimento pessoal e intelectual  destas crianças.
       Se comparando apenas as escolas particulares das Capitais, de onde me inspirei para montar meu plano de trabalho.
           Devo confessar que por um momento até pensei que os pais defenderiam a garantia desta qualidade, acreditando que a única  herança que os pais podem deixar aos seus filhos é a Educação,  uma boa Educação.
          Queria  até acreditar que houvesse alguma reação dos pais diante a situação, mas talvez a maior preocupação dos pais seja em manter os filhos na escola, indiferente a qualidade do ensino que estão recebendo.
             Devo confessar que esta comunicação não me agradou, também por causa do apego. Minha turma é maravilhosa e tenho um grande carinho por cada uma  daquelas crianças e gostaria de ter feito o meu melhor por elas até o final deste ano.
       




Nenhum comentário:

Postar um comentário